sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Se Storm Opera fosse um jogo

Eu comecei a escrever esse texto em 9 de Julho. Só hoje eu dei uma revisada final.

-----------------------



Se Storm Opera fosse um jogo, ele teria, inicialmente, duas versões: Desert Sun & Glacial Moon.

Estes jogos se passariam na península de Aires, que teria três nações. Ao Norte, Empire of the Sun, uma nação de base egípcia composta por um grande deserto de areia, oásis e um rio principal. Esta nação teria grandes engenheiros, arquitetos e agrônomos. Seria protegida pelo grande Pokemon representante do Deus sol, e teria uma organização parecida com uma teocracia.

Ao Sul, existiria o Glacial Kingdom, uma nação de base monárquica composta por um grande deserto de gelo com muitas vilas. Esta região teria grandes filósofos, artistas e escritores. E teria como protetor o grande pokemon Royal Knight.

Entre estas regiões, ocupando o centro-oeste da região, estará Twilight Tundra, que teria um clima intermediário, com gelo ou calor dependendo da localidade, e não teria um tipo de governo, mas seria, na verdade, composta de comunidades e tribos que se unem segundo o interesse comum de defender o território.

Ao leste, separada na península mas ainda fazendo parte da região, existiria a Peace Island, composta por três principais cidades: A cidade científica, a cidade da Liga Pokemon (Elite dos 4) e a cidade os índios ligados à natureza.

Nestes jogos, Empire of Sun e Glacial Kingdom estariam em um tipo de guerra fria, embora com alguns momentos quentes envolvendo batalhas de pokemons. A nação desértica de Empire of the Sun quer os recursos naturais que Glacial Kingdom possui, principalmente água, e usa o culto ao Pokemon Solar para justificar que estes recursos devem ser obtidos. Glacial Kingdom não possui tantas terras férteis, e por isto eles desejam constantemente tomar posse das terras férteis nas margens do único rio da Empire of Sun, usando como argumento à vontade do Rei e a base que eles possuem a proteção do Royal Knight Pokemon.


A cidade de origem do protagonista vai depender da versão jogada. Em Desert Sun, o protagonista é de nacionalidade de Empire of Sun, oriundo da cidade de fresais. Em Glacial Moon, o protagonista é de nacionalidade de Glacial Kingdom, nascido na cidade de Warmice. No começo do jogo, ambos são chamados a se tornarem treinadores por causa dos seus talentos com pokemons, e recebem a missão de vencer a liga pokemon e se tornarem campeões para sensibilizar as nações vizinhas dos problemas da sua nação.

Então, o protagonista é enviado para a Peace Island, onde ele escolhe seu pokemon inicial e recebe uma missão secundária, completar a Pokedex. Lá ele conhece seus dois rivais: um oriundo da nação rival, sendo este o rival que escolhe o inicial que leva vantagem; o outro, oriundo de Twillight Tundra, que escolhe o inicial que leva desvantagem ao inicial escolhido pelo jogador.

As formas finais dos iniciais possuem os tipos Grass/Dark, Fire/Psychic e Water/Fighting.

Depois disso cada um deles volta para a sua nação e começa a sua jornada a partir de lá. Não é possível voltar a visitar o laboratório até metade do jogo.


GINÁSIOS

A ordem dos ginásios é diferente dependendo da versão, e cada jogo possui dois ginásios exclusivos. De qualquer forma, quatro ginásios estarão em Empire of the Sun (E.S.) e quatro em Glacial Kingdom (G.K.)

Em Desert Sun a ordem dos ginásios são: Terra (E.S.), Psíquico (E.S.) Fantasma (G.K.), Pedra (E.S.), Lutador (G.K.), Gelo (G.K), Voador (G.K.) e Fairy (E.S.)

Em Glacial Moon, a ordem dos ginásios são: Voador (G.K.), Fantasma (G.K.), Psíquico (E.S.), Gelo (G.K.), Inseto (E.S.), Pedra (E.S.), Terra (E.S.) e Fairy (G.K.)

Assim como em Black/White, os líderes de ginásio participam de eventos fora do ginásio, antes ou depois da batalha.

Os ginásios do tipo Lutador e Inseto são ginásios exclusivos de uma das versões. Isto acontece porque, para ingressar na liga, os desafiantes só podem ter, no máximo, quatro badges de cada nacionalidade. Os TM’s dados pelos ginásios exclusivos só podem ser obtidos nas versões dos ginásios. E a insígnia final está reservada, por regra não-oficial, para os ginásios do tipo Fairy. Cada região tem o seu ginásio do tipo Fairy, e estes ginásios são controlados pelas organizações de cada pátria.


RIVAIS E ORGANIZAÇÕES

Existem três organizações em Storm Opera. Sun Conclave é uma organização que tem por objetivo garantir a sobrevivência do povo de Empire o Sun, segundos os mandamentos do Pokemon Sol. Glacial Royal Guard é uma organização que procura proteger os interesses do rei de Glacial Kingdom e proteger o povo. Twilight Keepers é uma organização que procura manter o equilíbrio e evitar que os conflitos entre as duas nações cause danos à natureza e as tribos de Twilight Tundra.

Por regra, nenhum dos competidores da Liga Pokemon podem ser filiados ou vinculados ao Sun Conclave ou ao Glacial Royal Guard. Então, os protagonistas seguem autônomos em relação a estas organizações. O rival da Twilight Tundra é vinculado ao Twilight Keepers e vive pedindo ajuda ao protagonista para lutar contra a organização da nação rival, juntamente com os Twillight Keepers. Em Desert Sun, o protagonista é chamado para combater a Glacial Royal Knight algumas vezes; em Glacial Moon, o protagonista é chamado para combater o Sun Conclave.

Os eventos em questão não são excludentes, apenas o protagonista não participa quando Twilight Keepers está combatendo algum abuso da organização da nacionalidade do protagonista. Na verdade, ele nem é chamado.

As batalhas com os rivais acontecem em lugares diferentes por motivos diferentes e eles usam times diferentes entre os jogos. Cada rival é enfrentado cinco vezes no jogo (sem contar com a primeira batalha em Peace Island), totalizando 10 batalhas com os rivais.


LUGARES E HM’s

As rotas do jogo não possuem numeração, mas, ao invés disto, possuem títulos de acordo com alguma característica da rota. A rota das flores é coberta por flores em grande abundância, enquanto que a rota do deslize possui camadas de gelo que fazem os protagonistas deslizarem e impede a movimentação livre, enquanto que a rota da areia movediça possui muitos e muitos pontos de areia movediça.

Para se locomover na região e acessar áreas novas, é necessário o uso, principalmente, de itens especiais ao invés de técnicas de pokemons. Os únicos HM’s realmente necessários para se avançar no jogo são Surf e Waterfall. Os demais HM’s servem para facilitar a vida do jogador ou fazê-lo descobrir pontos secretos. Existem muitas coisas como cordas, pilares, elevações diferenciadas, engrenagens sem controle, etc; em que o uso de HM’s não é automático. O jogador precisa pensar para descobrir, por exemplo, que o HM Whirlpool é necessário para se fazer uma engrenagem enorme parar de girar sem controle, ou que Cut pode cortar uma corda que segura uma ponte para acessar uma área escondida.

Como os HM’s não são tão necessários para se avançar, se precisando mais de itens que só podem ser conseguidos com as Badges, existem duas mudanças: A primeira é que moves de HM’s podem ser esquecidos normalmente. Isso não impacta no jogo, pois diferentemente da Geração I, os TM’s e HM’s são saem mais da bolsa, portanto, não há perigo do jogador ficar preso em uma área e não ter mais o HM necessário para sair. A segunda mudança é que, tirando Surf e Waterfall, todos os demais HM’s estão escondidos e é necessário procurá-los e decifrar pluzzes.


NOVA MODALIDADE DE BATALHA

Batalhas 1x1x1 ou 2x2x2: Nesta modalidade de batalha, três treinadores ou três duplas participam da batalha, porém, todos os treinadores ou duplas são adversários. O objetivo da batalha é vencer todos os dois adversários ou as duas duplas. Isto quer dizer que um NPC nestas batalhas pode atacar o outro NPC. A A.I. do jogo seria programada para tentar fazer os NPC’s que estão perdendo se voltar mais para atacar o lado que está ganhando.



MAIS DIFERENÇAS ENTRE AS VERSÕES


Outras diferenças entre as versões incluem pokemons, eventos e falas.

Os três pokemons faraós são exclusivos de Desert Sun, enquanto que os três pokemons príncipes são exclusivos de Glacial Moon. Existem, ainda, três caçadores da tundra, que não são encontrados em nenhuma das versões.

Em Desert Sun, o líder do Sun Conclave pretende despertar o Sun Pokemon e alterar o clima de uma parte de Glacial Kingdom, ameaçando a vida de diversos pokemons e o ecossistema do local. O líder da organização usa, na batalha final contra ele, os três pokemons faraós em uma batalha tripla.

Em Glacial Moon, o líder do Glacial Royal Guard desperta o Glacial Knight e tenta usá-lo para tomar conta de um território fértil de Empire of Sun. O problema é que isto afeta o rio e ameaça a população de Twilight Tundra e de Empire of Sun. O líder da organização usa, na batalha final contra ele, os três pokemons príncipes em uma batalha tripla.

O Sun Pokemon e o Glacial Knight Pokemon são exclusivos, respectivamente, de Desert Sun e Glacial Moon. Existe ainda um terceiro pokemon membro do War Legendary Trio, um pokemon misterioso e desconhecido, que é mencionado apenas como The Supreme Hunter.

Além disto, as versões possuem, cada uma, um fóssil próprio. Também possuem eventos diferentes em algumas cidades, que dão direito a pokemons e itens diferentes. Os itens, quando trocados para a outra versão, dão acesso a coisas exclusivas.

E a população local interage de maneira diferente. Como os protagonistas são de nacionalidades diferentes dependendo da versão, os moradores da própria nacionalidade ou na nacionalidade oposta falam coisas diferentes e dão itens diferentes ou mesmo deixam de dar itens dependendo da versão.



A ELITE DOS QUATRO, O CAMPEÃO E UM PRELÚDIO


No final do jogo, é possível enfrentar a elite dos quatro. Para evitar possíveis “marmeladas”, a liga pokemon organizou que todos os membros da elite dos quatro devem ser estrangeiros, incluindo o seu campeão. Após uma batalha 1x1x1 contra os rivais, o protagonista recebe o passe especial para enfrentar os membros da elite dos quatro.

Os quatro podem ser enfrentados em qualquer ordem, e eles usam os tipos: Grama (Brazil), Fogo (Alemanha), Água (Austrália) e Elétrico (Canadá).

O líder da elite dos quatro atualmente é o líder da Twilight Keepers. Ele é campeão da elite dos quatro por dez anos seguidos e usa pokemons do tipo normal e seu principal pokemon é um normal puro que possui uma habilidade única em que ele fica imune à ataques do tipo lutador. Este pokemon normal é a evolução no nível 65 de um pokemon normal muito fraco que não pode ser encontrado normalmente no jogo.

Ele tenta defender o título a todo custo e após ser vencido ele lamenta e faz um apelo ao novo líder para que ele mantenha o equilíbrio entre as nações em conflito, ao invés de tentar dar vantagens a nação da qual veio. Neste mesmo dia nasce o filho dele. Depois do apelo e de outro apelo do professor da região, o protagonista decide passar o título para o rival que veio de Twilight Tundra, por mais que o verdadeiro líder seja ele.

Na cidade da tribo mais mística, em Peace Island, os membros desta tribo comemoram, pois um sinal “in the Twilight Sky” (no céu do crepúsculo) anuncia que aquele que colocará um fim à rivalidade entre as nações do norte e do sul acabou de nascer.

A história continua no terceiro jogo, Twilight Sky, que se passa 12 anos depois.

XY - Trade


In game trades in pokemon X/Y







Experiências


Luvdisc







Qwilfish do tipo poison



Smeargle em duas versões: branco e colorido.